(11) 9 9787.1476 | maestro@consultoriamaestro.com.br

LUZ e SOMBRA – Com um olhar sobre o desenho animado: ThunderCats

Luz e Sombra

LUZ e SOMBRA – Com um olhar sobre o desenho animado: ThunderCats

 

Como lidar com essa dualidade, tão poderosa e enriquecedora?

 

Podemos identificar como sendo a Luz: Amor, Gratidão, Compaixão, Alegria, Amizade, Sucesso, etc. e nossas Sombras: Ódio, Ingratidão, Desprezo, Tristeza, Indiferença, Dúvida, Medo, Sofrimento e por aí vai. Ambas interagem e estão sempre presentes.

 

Quando fazemos uma retrospectiva de nossas experiências, com raras exceções, onde tudo sempre deu certo, notamos que houve momentos de incertezas, medos, decepções, mágoas e outras dores da alma.

 

No entanto, quando entendemos e superamos estas “sombras”, que nos impediram de ver com clareza as pessoas e/ou situações que nos envolveram, damos um salto em nossa vida, podendo ser na autoestima, realização no trabalho ou nos relacionamentos. Áreas estas, que são o desejo da maioria de nós, na busca do equilíbrio.

 

Olhar para si mesmo, através do espelho embaçado e conseguir “ver” nossa luz, nosso potencial ali refletivo, a espera de nossa ação, para recapturá-la e fazê-la brilhar, é um desafio e tanto.

 

O primeiro passo é não JULGAR, nem a si mesmo e nem o outro, pois nossas histórias de vida são únicas e enquanto não agradecemos “as sombras do crescimento”, nosso potencial ficará na obscuridade. Não são raros os momentos de nossas vidas, onde as sombras, agem como a pedra que tropeçamos, nos machucam, mas nos levam um pouco mais adiante.

 

A regra é: reconhecer esta experiência como parte de nós, validar, agradecer e deixar ir. Ir para onde? Para nossas memórias e seguir em frente, para o sucesso, às realizações, para as alegrias, e nos aceitar, sem julgamento.

 

De forma breve, vamos tomar como exemplo o desenho animado ThunderCats, alguns devem conhecer, aos demais, recomendo.

 

Há vários personagens, mas vamos focar o Lion-O (Um Tigre), que com a espada com seu olhar de Thundera, lhe dá visão além do alcance dos demais e Mumm-Rá, a forma decadente, envolvida em trapos, que invoca os espíritos e se transforma no poderoso, Mumm-Rá.

 

Luz e Sombra. Ambos tem o poder disponível quando se deseja com convicção.

 

Que aprendizado podemos tirar deste enredo?

 

Vamos considerar que a Luz seja nosso objetivo, pois entendemos que ela trará o equilíbrio que almejamos e sendo a Sombra, os obstáculos que temos que enfrentar, ou em muitas situações, apenas contornar, para em momentos mais propícios, quando estivermos mais fortes, enfrentá-la e dissipá-la, pois ela nada mais é, do que a ausência da luz.

 

Tomando como exemplo a Espada de Lion-O ou a invocação de Mumm-Rá, quando desejamos algo como forte desejo e sentimento verdadeiro, há a manifestação.

 

A Luz de Thundera se “mostra” e abre caminhos para encarar os desafios e apresenta estratégias e ações para enfrentá-los.

 

Da mesma forma, as sombras também podem nos “impulsionar”, nos dando a sensação de força e supremacia.

 

Em ambas as situações, Luz e Sombra, se mantêm, enquanto nosso desejo estiver presente, seja por vontade intensa ou entrega “render-se”.

 

Notamos que, tanto Lion-O, quanto Mumm-Rá, ao terminarem a luta, retornam para seus “Eus”.

 

Então qual a diferença?

 

Lion-O, retorna para o convívio com os demais personagens, valorizando o aprendizado e sentindo-se fortalecido a cada empreitada que enfrenta, mesmo estando sozinho em muitos momentos.

 

Mumm-Rá, também por opção, retorna para sua caverna escura e sombria, e embora sinta-se protegido e temido, não compartilha suas experiências, apenas se impõe e se recolhe.

 

Deixar nossa Luz brilhar e reconhecer nossas Sombras, é um passo importante, pois nenhuma experiência que vivemos será esquecida, mas apenas ressignificada.

 

Liberar nossa sombra ou expor nossa Luz, caberá única e exclusivamente a Nós, pois, apesar dos inúmeros personagens que contracenamos no teatro da vida, seremos sempre o personagem PRINCIPAL e o enredo deste papel, é de nossa autoria e responsabilidade.

 

Beijo no coração.

Sucesso agora e sempre.

 

Seja feliz!

 

Ivete Maestro

Eterna Aprendiz

 

Nenhum comentário

Faça um comentário

Comentário
Name
Email
Website

13 − seis =